Avançar para o conteúdo principal

Indice do Blog CicloMaluco: Cultura da Bicicleta

Os melhores posts do blog relacionados com "Cultura da Bicicleta":


Titulo Notas URL
A invenção da bicicleta: história resumida Do "celerifero" à "bicicleta" http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/11/a-invencao-da-bicicleta-historia.html
Bicicletas "old school" em Bissau Pérolas como as "de antigamente" num país que me deixou saudades http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/04/no-mes-passado-estive-em-bissau-motivo.html
Porque é que os cães ladram aos ciclistas/bicicletas? A minha investigação sobre as razões para os cães ladrarem aos ciclistas http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/09/porque-e-que-os-caos-ladram-aos.html
Museu do Ciclismo - Caldas da Rainha Visita ao Museu e as conversas com Mário Lino (outro mais interessante que o do "deserto") http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/11/museu-do-ciclismo-caldas-da-rainha.html
Massa Critíca em Lisboa o que é a "Massa Critica" ou "Bicicletada" http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/11/massa-critica-em-lisboa.html
Primeira Prova de Ciclismo em Portugal? Crónica sobre a primeira prova de ciclismo organizada em Portugal http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/11/primeira-prova-de-ciclismo-em-portugal.html
Os primórdios do ciclismo em Portugal Mais estórias sobre o inicio do ciclismo em Portugal http://ciclomaluco.blogspot.com/2012/11/os-primordios-do-ciclismo-em-portugal.html
F. Batista Oliveira, Técnico Superior de Lazer Pequena homenagem a um companheiro que fez 120.000 quilómetros em bicicleta ao longo dos últimos anos http://ciclomaluco.blogspot.pt/2012/10/f-batista-oliveira-tecnico-superior-de.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José Bento Pessoa

Quando ouvi falar a primeira vez de José Bento Pessoa foi provavelmente como a maioria das pessoas: esse era o nome do estádio situado na Figueira da Foz onde joga a Naval 1º de Maio e que foi inaugurado em 1953. Mas a beleza de andar a "chafurdar nos recantos da história" (ver Primeira Prova de Ciclismo em Portugal? ) é que tropeçamos em novelos de estórias que nos levam a novos caminhos e a descobertas interessantes: assim foi o caso com a descoberta de José Bento Pessoa e das suas façanhas no ciclismo. José Bento Pessoa nasceu a 7 de Março de 1874, na da Figueira da Foz, cidade onde passou a sua infância, fez a instrução primária e depois completou os seus estudos com aulas particulares. Acabados os estudos foi trabalhar para a loja de seu pai - uma sapataria (tal como Onofre Tavares mais tarde...). Mas o jovem Bento Pessoa não estava talhado para a venda de sapatos, e cedo se envolve na prática desportiva: natação remo, atletismo, e até foi guarda-redes de fute...

Museu do Ciclismo - Caldas da Rainha

No passado fim-de-semana tive o prazer de visitar o Museu do Ciclismo:   o artigo do número quatro da revista B - Cultura da Bicicleta   tinha-me despertado a atenção, e assim resolvi ocupar uma tarde domingueira e chuvosa a visitar in loco o museu que está situado na Rua de Camões nº 57, junto ao Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. O museu foi inaugurado em 14 de Dezembro de 1999. Calhou também que tive a sorte de poder conversar um bom bocado com Mário Lino, que está desde à muitos anos ligado à história e dinamização do ciclismo nas Caldas da Rainha e que doou grande parte do espólio actual do Museu. [CicloMaluco com Mário Lino e Sónia Fernandes do Museu do Ciclismo] Este senhor, actualmente com 65 anos, transpira histórias sobre tudo o que gira à volta do ciclismo. Foi ele que me chamou a atenção para algumas preciosidades presentes no museu, como o primeiro selo emitido no mundo com uma bicicleta desportiva, ou um tandem onde - ao contrário do habi...

Os dois caminhos para Fátima

Para quem quer ir de Lisboa até Fátima de bicicleta existem dois caminhos "miticos": pelo "Covão do Coelho" ou então por "Torres Novas". A minha primeira experiência com o Covão do Coelho foi um pouco traumática (ver Crónica do Sobral - Fátima 2012 ) e por isso este fim-de-semana resolvi fazer uma nova investida e "testar" as pernas e a (falta de) forma, não só no Covão do Coelho mas também na subida "por Torres Novas". Assim no sábado passado lá parti da casa dos meus pais em Casével rumo a Fátima. Após uns primeiros 25 quilómetros que serviram para aquecer as pernas e a alma chegou a primeira dificuldade do dia: a subida "de Alcanena pela N243".  Na realidade a N243 passa ao lado de Alcanena, atravessando isso sim Lameiras, Moitas Vendas e Casais Robustos até desembocar no topo de uma pequena garganta entre a Serra de Santo António e a A1, com vista priviligiada sobre Minde. O meu Garmin registaria no fim, u...